segunda-feira, 21 de julho de 2008

#8 e #9

Olá! Bem, obrigado Belisa pelo teu comentário e ao Tiago pelos seus comentários assíduos. Ainda ninguém participou no desafio... será que falta um pouco de criatividade? Não acredito. Ontem foi um dia monótono. Bem, os meus dias habitualmente não têm essa características mas sou um pouco influenciada pelo tempo. Hoje também não está assim tão bom... mas pelo menos o sol faz-me companhia. Ontem, estava a sentir-me um pouco sem motivação e comecei a escrever uma espécie de prosa. Só que o meu grande mal são as descrições. Embora visualize a paisagem, o ambiente em que as personagens se encontram, não consigo passar essa imagem para o papel. Por isso é que não me aventuro muito na escrita. Apesar de saber que não tenho o talento das descrições, vou tentando, pelo menos não custa fazê-lo. Existem grandes escritoras/ escritores conceituados que têm uma excelente capacidade literária. Tal como Juliet Marillier, que é famosa pela sua trilogia Sevenwaters e que ainda não tive oportunidade de ler mas pelo que ouvi dizer é excelente, depois Marion Zimmer Bradley com as Brumas de Avalon. Fantástico! Mais uma vez a capacidade destas senhoras de construir obras é sensacional. A ideia de uma casinha, no meio de nenhures, apenas com uma caneta e papel, ou um computador, é de facto aliciante. Não sei se melhoraria a escrita, mas provavelmente daria outros ares a quem escreve. Hoje vou preparar novamente a minha bagagem porque amanhã o meu pai vem-me buscar. Levo a berlinde comigo. Na casa dele não posso pintar, mas posso passar longas tardes à varanda, a ver o pôr-do-sol...
Bem, acho que já não tenho mais nada a dizer.

" Porque a escrita é algo que nos envolve, nos leva a ver mundos que conhecemos, mas só na nossa imaginação".

3 comentários:

Tiago Mendes disse...

Então que venha daí essa prosa! :)

Adoro coincidências, e aqui está mais uma. Falaste na triologia Sevenwaters, pois bem, eu acabei de ler hoje o primeiro livro da triologia, a Filha da Floresta! Como costumo fazer uma pequena análise quando acabo de ler, aqui a deixo, para te motivares a lê-la!
Ah, e não te preocupes que eu retirei as revelações acerca da história... :)

"É um livro cheio de personagens ricas, e vamos aprendendo com elas ao longo da história. Mas o principal factor do livro é a emoção com que está escrito.
Como está narrado na primeira pessoa, acaba por estar interligado com as emoções de Sorcha, a jovem filha de Sevenwaters. Quando se sente triste, a visão das coisas torna-se pessimista. E nós conseguimos acompanhar essa transmissão de carácter, sentimo-nos, de facto, tristes.
E depois é uma história mágica, cheia de ternura e afecto; quase como um conto de fadas contado para adultos. Que nos deixa a sonhar até ao fim.
A factologia da história continua bastante nítida até ao fim, pois são feitas várias revisões dos acontecimentos. E no fim percebe-se o porquê: porque tudo está feito de forma a que acabe assim.
(...) -> REVELAÇÕES XD
O fim apoia-se tanto no passado como no futuro, e quando acabamos de ler ficamos cheios de saudades de algumas partes anteriores...
(...) -> REVELAÇÕES
A história terá continuação, nos próximos dois livros da saga, e pessoalmente gostei muito deste."

Pronto, espero que leias! Quem sabe, agora terás tempo, em casa do teu pai... vais comprar o livro no instante, e enquanto vês o pôr-do-sol, estás a ler? Hm? Parece uma ideia deliciosa... XD

Hm... não tenho lá muitas perguntas a fazer, pelo menos por agora ;) Depois logo se vê :)

beijinhos
Tiago

Patrícia disse...

Bem, tu comentaste o meu blog e eu não tive a gentileza de comentar o teu. Mas estou a fazê-lo agora. Espero que não te importes. Já vai um bocadinho tarde mas ainda acho que vai a tempo. XD
Acho as tuas citações muito boas. O teu diário também é interessante. Na verdade, eu também tenho um problema com as descrições.
Falaste em Juliet Marillier e passei a achar ainda mais interessante a tua visão literária. Juliet Marillier é a minha escritora favorita e Trilogia Sevenwaters são os melhores livros de romances celtas. De Marion Zimmer ainda não li nada, até porque agora estou a ler Nora Roberts e ainda tenho alguns pendentes mas quando tiver uma folgazinha, talvez aceite o teu conselho.
Bjs :)
Até uma próxima

Sophy disse...

Adoro o por do sol é uma imagem que transmite tranquilidade.